Eu tenho um Sonho, Martin Luther King.


“I Have a Dream”

…”Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.” …

                         Uma pequena frase do discurso de:

Martin Luther King


E assim, embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença: “. Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais”

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Eu tenho um sonho hoje!

Considerações iniciais:

Um grande líder negro do passado, mais especificamente da história Americana, já que em cada país um nome se destaca com este mesmo ideal, mas esse nome ficou na história, pois foi uma voz que foi silenciada bruscamente, porém seu ideal continua vivo no coração de cada negro americano, não somente dos negros, mas também no coração de cada homem que busca a verdadeira liberdade.

A “LIBERDADE E A IGUALDADE” não são ideais apenas de uma raça e sim de todo e qualquer homem, até mesmo daqueles que cometem os maiores crimes contra a liberdade alheia, por isso não é apenas uma meta a ser conquistada e sim primeiramente um ideal que deve ser aprendido, compreendido, amado e respeitado por todos para que todos possam usufruir de seus benefícios ou então corremos o risco simplesmente de inverter o processo de preconceito e opressão.

O Governo brasileiro na busca dos direitos iguais  para o seu povo estabeleceu a desigualdade como foco principal e institucionalizou a diferenciação entre os filhos de uma mesma nação, porque ao estabelecer direitos de cotas para uma raça é o mesmo que criar e aumentar a distância que os separa de obterem direitos iguais e assim não proporciona a igualdade de direitos e deveres entre todos e sim aumenta a desigualdade, já que assim haverão alguns privilégiados e outros prejudicados independentemente da cor de sua pele.

Que bom seria que não existissem preconceitos em nosso mundo, que bom seria se não existissem desigualdades, que bom seria se não criassem mais desigualdade e mais preconceito ao tentar sanar os defeitos que já existem.    Não se cura uma ferida fazendo uma ferida maior ainda, não se costura uma roupa rasgando-o ainda mais, não se salva um doente dando lhe veneno para morrer, sendo assim não se pode evitar um mal com outro mal mesmo que seja um pouco menor, pois ao invés de diminuir o mal existente se somará ao que já existe e tornará um mal ainda maior.   Precisamos sim criar mecanismos que curem a sociedade, não provocando ainda mais divisão entre as classes e as raças e sim promovendo mais união e igualdade de direitos entre elas, não apenas uma igualdade fictícia que existe na democracia moderna e sim uma igualdade verdadeira protagonizada por grandes mártires da história como Martin Luther King que na verdade seguia um Mártir e Líder muito maior que ele mesmo, que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Buscar a Igualdade de direitos entre os homens não implica em diminuir a dignidade de todos igualando seres Humanos a meros animais como os Macacos.”


Sizenando, Vamos ao texto do Discurso na Integra:




“Eu Tenho Um Sonho”

“I Have a Dream”


Chaplin_Discurso_1


Discurso de Martin Luther King, Jr.


Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. 

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. 

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. 

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. 

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! 

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! 

Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta. 

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado. 

“Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. 

Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, 

De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!” 

E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro. 

E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. 

Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York. 

Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. 

Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. 

Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. 

Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. 

Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. 

Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi. 

Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade. 

E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

“Livre afinal, livre afinal. 

Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal.” 

28 de agosto de 1963




Sobre presentepravoce

Sou Católico Apostólico Romano e Participo da RCC a 38 anos. Meu objetivo é compartilhar experiências e ensinamentos sobre Família e relacionamento de casais na luz do Batismo no Espírito Santo, O Selo Da Nova e eterna Aliança.
Esse post foi publicado em Descartável, Descartável & Reciclável, Discriminação, Humanidade, Pessoa Humana, Preconceito, Protesto, Salve o Planeta, Uncategorized, Viver Bem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

