A Perfeita Consciência Ecológica da Terceira Idade.

Realidades diferentes, e ponto de vista diverso…


DESABAFO


Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:



– A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.

A senhora pediu desculpas e disse:

– Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu:

– Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente.

– Você está certo – responde a velha senhora – nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.

Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes. Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios.

Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões. Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts.

A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como? Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós.

Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.

Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos.

O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade. Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente.

Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos ‘descartáveis’ e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época.

Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.

Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima. Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?

(Agora que você já leu o desabafo, envie para os seus amigos que têm mais de 40 anos de idade).

terão que pagar taxa do lixo atrasada


PRESENVE O SEU PLANETA



ELE É A SUA CASA

Anúncios

Sobre presentepravoce

Sou Católico Apostólico Romano e Participo da RCC a 38 anos. Meu objetivo é compartilhar experiências e ensinamentos sobre Família e relacionamento de casais na luz do Batismo no Espírito Santo, O Selo Da Nova e eterna Aliança.
Esse post foi publicado em Campanha, Clima, Descartável, Descartável & Reciclável, Desmatamento, Ecosistema, Extinçao, Foto Humor, Humanidade, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Pessoa Humana, Poluição, Protesto e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Perfeita Consciência Ecológica da Terceira Idade.

  1. trabalho com reciclagem, sou presidente de uma associação que cata lixo recicláveis, fiz campanha casa a casa para coletar o lixo reciclável porta a porta, até que não encontrei resistência, más falta determinação do poder público em ditar normas, é preciso fazer mais do que isso, se faz necessário comprar o lixo reciclável porta a porta, tanto o reciclável quanto o não reciclável, vamos deixar de alimentar vagabundos dando dinheiro para muitos projetos sem nenhum sentido.
    PORQUE O PROJETO FOME ZERO CONDICIONE AQUELES FAVORECIDOS O DEVER DE COLETAR O LIXO DE SUA VIZINHANÇA DANDO-LHE O DIREITO DE VENDE-LO; -SE FAZ NECESSÁRIO PONTOS DE COMPRA AUTORIZADO QUE REALMENTE PAGUE COM VALOR JUSTO. E TANTAS OUTRAS AÇÕES EFICAZES QUE REALMENTE NÃO DEIXE QUE O LIXO SEJA JOGADOS A CÉU ABERTO, CONTAMINANDO NOSSOS RIOS, LAGOS E O MAR. EXISTEM TANTAS LEIS QUE CONTEMPLAM O MEIO AMBIENTE, MÁS NADA AINDA DE EFICAZ, SOMENTE NO PAPEL. É PRECISO ACORDARMOS PARA REALIDADE. QUEM POLUI MATA MUTOS SERES VIVOS, INCLUSIVE O HOMEM, PORQUE NÃO EVITAR TANTAS MORTE, É PRECISO SABER VIVER, RIGOR NA LEI, ARTIGO ÚNICO COM CASTIGO FINANCEIRO E PRISÃO SEM FIANÇAS.

  2. Fernanda disse:

    Muito bom saber que existem pessoas que compartilham dessa opiniao e muito obrigada por ter a iniciativa de escrever o texto. Vou enviar para todos os meus amigos. Acho que nos esquecemos muito rapido do modo de vida antigo. Nada como um boa conversa com os mais velhos para se re-educar. Voce ja perguntou para sua avo como eram as embalagens de shampoo no tempo dela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s