Carro Elétrico é o futuro, não tem como negar isso.



Comece a sonhar com o seu primeiro carro Elétrico agora, a natureza já poderá sonhar também com dias melhores no futuro.

Toda Realidade hoje, um dia não passava apenas de um sonho…




Elifas e o Gol elétrico: kits de até 13 000 reais


Adeus às bombas

Elifas Gurgel, que transformou seu Gol em elétrico, agora quer produzir e vender um kit de conversão

Isadora Carvalho
Quatro Rodas – 07/2011

{txtalt}

O engenheiro Elifas Gurgel do Amaral, que já presidiu a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há três anos se dedica exclusivamente a viabilizar o carro elétrico no Brasil. Em 2008, instalou baterias num Gol G4 1.0 flex, que passou a funcionar só com eletricidade seis meses depois. Agora trabalha no desenvolvimento de um kit para conversão de veículos a combustão em elétricos, que deve ficar pronto até o fim do ano, e também no projeto de fabricar carros nacionais plugados na tomada.

Como surgiu a ideia do kit?

Depois que finalizei o Gol, comecei a receber diariamente manifestações de apoio das pessoas. Boa parte tinha interesse em converter o próprio carro ou até de comprar um pronto. Calculamos ter recebido mais de 800 interessados. Com toda essa demanda, resolvi, a curto prazo, desenvolver o kit, e a longo, construir a fábrica.

Quanto o produto custará e como funcionará?

O cliente poderá escolher entre o kit com baterias de chumbo, que oferece autonomia de 90 km e que deve custar cerca de 13000 reais, ou um conjunto com baterias de íons de lítio, com o qual se pode circular até 130 km e que deve sair por 30000 reais. São estimativas, mas os valores são competitivos quando comparados aos gastos para importar os componentes de maneira independente. O kit não inclui mão de obra, mas terá um manual com o passo a passo que deve ser executado por profissionais especializados.

Onde pretende instalar a fábrica?

Inicialmente em Fortaleza (CE), pois estou em negociação para uma possível parceria com a Companhia Energética do Ceará e com o Banco do Nordeste. Também já tentei acordos com a Fiat e General Motors para comprar carros sem o motor a combustão e convertê-los já na fábrica, otimizando tempo e recursos, mas ainda não obtive sucesso.

Quanto custará o carro elétrico nacional?

Estima-se que terá um valor semelhante ao de um hatch ou sedã médio aqui no Brasil, cerca de 45000 reais, com a vantagem de você gastar muito menos para abastecer e ainda contribuir com o meio ambiente. Gasto em torno de 9,50 reais para percorrer 150 km, que é a autonomia do meu carro. Isso significa mais ou menos 25% do que eu pagaria se rodasse com álcool ou gasolina.

Anúncios

Sobre presentepravoce

Sou Católico Apostólico Romano e Participo da RCC a 38 anos. Meu objetivo é compartilhar experiências e ensinamentos sobre Família e relacionamento de casais na luz do Batismo no Espírito Santo, O Selo Da Nova e eterna Aliança.
Esse post foi publicado em Descartável & Reciclável, Ecosistema, Meio Ambiente, Poluição, Salve o Planeta, Uncategorized, Viver Bem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Carro Elétrico é o futuro, não tem como negar isso.

  1. Marcelo Ferreira disse:

    E ainda o custo do combustível pode ZERAR se voce possuir painel de energia solar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s