O simples e rico processo da reciclagem.

O alto crescimento populacional e econômico do século XXI faz com que o ser humano reveja seus conceitos sobre o que é ou não lixo. Diariamente o cidadão produz em média 5Kg de lixo, em escala mundial os números são alarmantes. Apenas o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia, essa expressiva quantidade se dá por conta do perfil da população e o aumento de produtos industrializados, como embalagens, garrafas, entre outros.
Os números revelam a importância do processo de reciclagem e a produção de materiais retornáveis. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).

Para a Bióloga e Mestre em Ecologia, Eloize Luvesuto, a sociedade deve se conscientizar e fazer um consumo sustentável, assim ela estará colaborando com o meio ambiente. “O consumo sem exagêros diminui a quantidade de lixo e melhora a qualidade de vida do cidadão”, disse.
O processo de reciclagem tem a função de concluir o ciclo de vida do produto, ou seja, renová-lo, assim como a vida humana. “Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora”, explica a Bióloga.

Para compreendermos a recicla-gem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado, a maneira mais simples é separar o orgânico do inorgânico (molhado/seco).

Os benefícios causados com a reciclagem vão além da área ambiental, alcançam também aspec-tos sociais. É importante cidades terem grupos de pessoas empenhadas na formação de cooperativas de reciclagem, a criação dessas organizações propõem a inclusão social e gera empregos para as comunidades carentes, proporcio-nando melhores condições de vida.

Os processos da reciclagem são processos de renovação, é a transformação do que seria lixo em matéria prima para novos produtos, é a renovação. Assim é o ciclo da vida humana, chega a este plano para realizar seus trabalhos, cumprir suas missões enquanto encarnado, desen-carnando (reciclando/renovando), inicia uma nova etapa da vida passa para o plano da vida maior com novos objetivos e missões até chegar o momento de uma nova reciclagem ou renovação, voltando a fazer parte da comunidade encarnada

Publicado por C.E. Seareiros de Jesus / Nenhum comentário

Anúncios

Sobre presentepravoce

Sou Católico Apostólico Romano e Participo da RCC a 38 anos. Meu objetivo é compartilhar experiências e ensinamentos sobre Família e relacionamento de casais na luz do Batismo no Espírito Santo, O Selo Da Nova e eterna Aliança.
Esse post foi publicado em Campanha, Descartável & Reciclável, Ecosistema, Meio Ambiente, Pessoa Humana, Poluição, Salve o Planeta e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s